Mini-cursos

 

1) Conservação da avifauna: uma abordagem molecular 

Ministrantes: Dr. Cristina Yumi Miyaki (USP) e Dr. Renato Caparroz (UnB)

Ementa:

Conservar a biodiversidade √© uma tarefa complexa que deve integrar a√ß√Ķes relacionadas a¬†diversas √°reas do conhecimento, inclusive algumas que envolvem an√°lises gen√©ticas. No¬†presente curso vamos descrever e discutir algumas metodologias de an√°lise de marcadores¬†moleculares que podem ser √ļteis na conserva√ß√£o da avifauna. Para isso ser√£o utilizados¬†estudos de casos cujos objetivos foram: caracterizar a similaridade gen√©tica entre pares¬†de indiv√≠duos para inferir rela√ß√Ķes de parentesco, identificar esp√©cies com fim forense,¬†identificar unidades (ou popula√ß√Ķes) para auxiliar no manejo da esp√©cie, identificar¬†origem geogr√°fica de indiv√≠duos apreendidos, identificar o sexo de esp√©cies sem¬†dimorfismo sexual externo e identificar h√≠bridos.

 

2) Como escrever e revisar artigos para revistas internacionais

Ministrante: Dr. Kristina Cockle (Louisiana State University AgCenter - EUA)

Ementa:

Por que publicar. Sele√ß√£o da revista. Elementos do artigo¬†cient√≠fico. Tabelas e figuras. Organiza√ß√£o e escritura do artigo:¬†resultados, discuss√£o, introdu√ß√£o, resumo, t√≠tulo. O processo¬†editorial e de revis√£o. A import√Ęncia da carta ao editor. Resposta aos¬†revisores. Estrat√©gias para obter clareza na escrita. Segredos do¬†ingl√™s. Autoria. Considera√ß√Ķes na revis√£o. Oficina de revis√£o de¬†rascunhos.

OBS.: Os estudantes poder√£o trazer rascunhos de seus manuscritos em computador ou em papel para trabalhar no mini-curso.

  

3) Metodologias aplicadas às aves marinhas, costeiras e aquáticas continentais

Ministrante: Prof. Dr. Maria Virginia Petry (Unisinos)

Ementa:

O mini-curso¬†abranger√° estudos e metodologia aplicadas as aves marinhas,¬†¬†costeiras e aqu√°ticas continentais¬†com destaque para as inter-rela√ß√Ķes entre as aves de praia, costeiras, oce√Ęnicas e estuarinas, bem como, os processos fundamentais que envolvem a vida das aves em seus ambientes. Analisar√° tamb√©m o impacto das sociedades humanas sobre as aves marinhas e discutiremos o conhecimento de t√©cnicas de pesquisa e de manejo de recursos para fins de conserva√ß√£o.

 

4) Métodos de estudos de biologia reprodutiva de aves

Ministrante:¬†Dr. Miguel √āngelo Marini (UnB)

O mini-curso ser√° oferecido na Reserva Particular do Patrim√īnio Natural Reserva Maragato com taxa adicional de R$ 30,00 (trinta reais) para transporte e almo√ßo.

Ementa:

O mini-curso abordar√° no√ß√Ķes te√≥ricas e metodol√≥gicas gerais para o estudo de diversos aspectos da biologia reprodutiva de aves. Em uma primeira parte te√≥rica, ser√£o abordados temas como tipos de ninhos e ovos, sistemas de acasalamento, comportamentos reprodutivos e hist√≥ria de vida das Aves. Em uma segunda parte relacionada a m√©todos de campo abordaremos metodologias de procura e monitoramento de ninhos, sele√ß√£o de s√≠tio de nidifica√ß√£o, delimita√ß√£o de tamanho de territ√≥rio, estudos de comportamento reprodutivo, placas de incuba√ß√£o, e identifica√ß√£o de predadores de ninhos. Por √ļltimo, ser√° apresentada uma metodologia de an√°lise de sucesso reprodutivo utilizando o programa MARK.

 

5) Evolução de aves

Ministrante: Dr. Luís Fábio Silveira (MZUSP)

Ementa:

Origem e diversifica√ß√£o dos Diapsida Archosauromorpha.¬†Filogenia dos Archosauromorpha e a origem dos grandes grupos de ‚Äúdi√°psidas voadores‚ÄĚ. Origem e diversifica√ß√£o dos Dinosauria. Principais hip√≥teses sobre a origem e evolu√ß√£o das aves. Diversifica√ß√£o das Aves mesoz√≥icas e cenoz√≥icas. Controv√©rsias na classifica√ß√£o das aves e a import√Ęncia dos f√≥sseis. Hist√≥rico sistem√°tico das aves e a import√Ęncia das cole√ß√Ķes zool√≥gicas.

 

6) Introdu√ß√£o √† Bioac√ļstica¬†

Ministrante: Dr. Luiz Pedreira Gonzaga (UFRJ)

Ementa: 

Bioac√ļstica: defini√ß√£o e campos de aplica√ß√£o. Som: produ√ß√£o, propaga√ß√£o, caracter√≠sticas. Representa√ß√£o gr√°fica do som: oscilogramas (waveforms), audioespectrogramas (sonogramas), espectros de pot√™ncia. Grava√ß√£o anal√≥gica e digitaliza√ß√£o de sons de aves e outros animais: equipamento, t√©cnicas e princ√≠pios gerais. An√°lise digital do som: equipamento, t√©cnicas e princ√≠pios gerais. Tipos de sons emitidos por animais, especialmente aves, e sua descri√ß√£o.

 

7) Introdução a observação e identificação de aves

Ministrante: Dr. Márcio Efe (UFAL)

Ementa: 

Introdução à observação e identificação de aves: Características Morfológicas das Aves e seus ambientes; Técnicas e equipamentos para observação e identificação das aves. Migração de Aves: Conceito, tipos de deslocamentos, fatores endógenos e exógenos que influenciam, formas de orientação e principais rotas. Técnicas de pesquisas em ornitologia: Técnicas e equipamentos para Captura; Técnicas de Marcação; Métodos de censo; Uso dos dados de campo na conservação das aves. Inventariamento, monitoramento e manejo; Apresentação do vídeo “Projeto Andorinhas do Mar - um exemplo de conservação".

  

8) Perspectivas de Estudos de Aves em √Āreas Fragmentadas¬†

Ministrante: Dr. Luiz dos Anjos (UEL)

Ementa:

Limita√ß√Ķes da Teoria de Biogeografia de Ilhas na conserva√ß√£o de habitats terrestres.¬†Pesquisas de longa dura√ß√£o sobre efeitos da fragmenta√ß√£o florestal.¬†Diferentes abordagens de estudos em paisagens fragmentadas.¬†Sobre a delimita√ß√£o de √°reas para a conserva√ß√£o e restaura√ß√£o.

 

9) Introdu√ß√£o √† Sistem√°tica Filogen√©tica - An√°lise de Parcim√īnia

Ministrante: Dr. Renato Gaban Lima (UFAL)

Ementa:

O mini-curso introduzir√° aos congressistas os fundamentos e procedimentos b√°sicos da sistem√°tica filogen√©tica, usando o princ√≠pio da parcim√īnia para a an√°lise dos dados. Ser√£o apresentadas, de maneira integrada e exemplificada: (1) as defini√ß√Ķes de rela√ß√Ķes filogen√©ticas; (2) os tipos de informa√ß√Ķes expressas filogenias, bem como a import√Ęncia dessas informa√ß√Ķes para a biologia comparada; (3) os conceitos envolvidos na proposi√ß√£o de hip√≥teses de homologias (codifica√ß√Ķes dos caracteres e seus estados), e seus testes por meio da conjun√ß√£o e congru√™ncia; (4) os m√©todos de enraizamento e de infer√™ncia da polaridade dos caracteres; e (5) a l√≥gica que subsidia o uso da parcim√īnia para infer√™ncias de hip√≥teses filogen√©ticas.

  

10) Ecologia da Poliniza√ß√£o ‚Äď Enfoque em Ornitofilia

Ministrante: Dr. Caio Graco Machado (UEFS)

Ementa:

Poliniza√ß√£o: defini√ß√£o e tipos; Flor: estrutura, fun√ß√Ķes, formas funcionais; Tipos de¬†recursos florais; S√≠ndromes de poliniza√ß√£o: agentes abi√≥ticos, entomofilia, herpetofilia¬†terofilia; Ornitofilia: origem, distribui√ß√£o; Flores ornit√≥filas: atributos florais,¬†tipos e recursos florais, especializa√ß√Ķes - troquilofilia; Beija-flores: especializa√ß√Ķes¬†morfofisiol√≥gicas para a nectarivoria, estrat√©gias de forrageamento, carga pol√≠nica¬†transportada, rela√ß√Ķes com Bromeliaceae; outros grupos de aves polinizadoras:¬†distribui√ß√£o, especializa√ß√Ķes, estudos de caso. Carga pol√≠nica transportada por¬†beija-flores. Protocolos de campo para estudo de poliniza√ß√£o por aves.

  

11) Valoração de serviços ambientais: ênfase nas aves e seus habitats - CANCELADO

Ministrante:  Dr. Alberto Yanoski (Bird Life)

  

12) O legado de Aldo Leopold para a conservação da natureza

Ministrante:¬†¬†Dr. R√īmulo Ribon (UFV)

Ementa:

Aldo Leopold foi um dos mais influentes conservacionistas e sua obra permeia grande parte do que biólogos, conservacionistas e preservacionistas de todo o mundo defendem, mesmo sem saberem direito de onde vêm os conceitos e idéias calorosamente defendidos e debatidos no século XXI. "A Sand County Almanac", a obra prima que Leopold escreveu no final de sua vida, foi eleito, ao lado de Primavera Silenciosa (Silent Spring) de Rachel Carlson, a obra mais influente do pensamento ambientalista norte-americano no século XX.

Leodold foi ca√ßador esportivo ao longo de toda sua vida e defendia tanto a conserva√ß√£o quanto a preserva√ß√£o, colocando propriet√°rios rurais, ca√ßadores e governos como centrais na manuten√ß√£o dos recursos naturais. Foi o criador e professor da primeira disciplina de manejo de fauna nas Am√©ricas e seu livro "Game Management" √© ainda leitura obrigat√≥ria para o pesquisador, o gestor p√ļblico, o ca√ßador, o pol√≠tico e o ativista que querem manter popula√ß√Ķes animais vi√°veis para o uso sustent√°vel a longo prazo. Seu respeito na comunidade cient√≠fca e conservacionista levou √† sua indica√ß√£o para ocupar o cargo de Secret√°rio de Meio Ambiente da ONU mas sua morte prematura n√£o permitiu que o fizesse. O mini-curso trar√° a hist√≥ria de Aldo Leopold, a evolu√ß√£o de suas id√©ias e como estas s√£o t√£o atuais quanto importantes para a urgente mudan√ßa de paradigma pela qual a conserva√ß√£o da natureza no Brasil precisa passar. O mini-curso acompanhar√° a primeira exibi√ß√£o p√ļblica do filme "Green Fire: Aldo Leopold and a Land Ethic for our time" no Brasil, durante o XX CBO.

 

13) O Uso de Telemetria no Estudo de Aves (curso oferecido parcialmente em inglês)

Ministrantes: Dr. Lech Iliszko (University of Gdansk) e Dra. Renata Stopiglia (Ecotone Brasil)

Ementa:

O uso de telemetria em estudos com aves, com enfoque nas tend√™ncias em tecnologia GPS, al√©m da utiliza√ß√£o de t√©cnicas de telemetria alternativas (VHF radiotelemetria e geolocaliza√ß√£o) para obten√ß√£o de dados. Informa√ß√Ķes acerca das alternativas existentes para a transmiss√£o dos dados via r√°dio ou atrav√©s da rede GSM. Apresenta√ß√£o dos dispositivos e exerc√≠cios pr√°ticos quanto a utiliza√ß√£o dos equipamentos.